Políticas de Ética
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E MÁ PRÁTICA NAS PUBLICAÇÕES
A Revista Acadêmica e Científica em Ciências Sociais – (Sociohumanidades) segue rígidas éticas e diretrizes de publicação para abordar más práticas. Os editores da revista tratam estritamente de questões como manipulação de dados, plágio, crédito indevido dado a autores que não contribuem com praticamente nada para um manuscrito, uso indevido de imagens, gravações de áudio, vídeo ou exploração de informações pessoais dos participantes e outras práticas antiéticas semelhantes. uma política de tolerância zero. Todos os manuscritos submetidos à (Sociohumanidades) são preliminarmente examinados pela redação para verificar se atendem rigorosamente à política ética da revista. Em caso de violação da política ética da (Sociohumanidades) para publicação de manuscritos, estes serão rejeitados imediatamente sem proceder à revisão por pares.
A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa/Conselho de Revisão A aprovação de um Conselho de Revisão ou Comitê de Ética em Pesquisa (REC) deve ser solicitada antes de realizar pesquisas envolvendo participantes humanos, e isso deve ser descrito na seção Recrutamento de Participantes na seção Métodos do manuscrito. Os participantes devem ser informados de que participaram do estudo após obterem consentimento informado por escrito e que sua identidade não será divulgada em nenhum momento no futuro.
Proteção total dos dados e informações dos autores que atendem nos editais (Sociohumanidades), tanto a vida pessoal quanto profissional dos autores não devem estar em risco devido à sua participação na pesquisa. Quaisquer dados sensíveis devem ser comunicados com o máximo cuidado, anonimato e confidencialidade, especialmente em estudos qualitativos, onde os investigadores trabalham em estreita colaboração com os participantes.
Os autores são obrigados a proteger os dados, em qualquer forma que apareçam no manuscrito, por pelo menos (3) três anos após a publicação, para que possam ser utilizados caso uma objeção seja posteriormente identificada ou comunicada ou uma violação dos princípios éticos de. publicação. Caso os próprios autores encontrem imprecisões ou discrepâncias, deverão notificar o Editor para que sejam corrigidas com urgência. Os autores devem garantir a confidencialidade e o anonimato dos participantes, e devem ter certeza de que os resultados do estudo não os prejudicarão de forma alguma.
Plágio e manipulação de dados
Plágio é definido como produzir ou reproduzir texto, dados em qualquer forma ou ideia sem citar adequadamente as fontes originais. Não serão aceitos a qualquer custo plágio e manipulação de dados como imagens e gravações de áudio ou vídeo. Um manuscrito considerado plagiado em qualquer fase do processo de submissão, revisão ou publicação será rejeitado. Um manuscrito será retirado ou retratado pela revista se for relatado ou detectado plágio após a publicação, e a redação notificará isso em nosso site. Recomenda-se aos autores evitar conteúdo autoplágio que não seja citado, apoiado e ajustado adequadamente dentro da própria pesquisa de forma substancial.
De acordo com o Relatório COPE, “a fabricação e falsificação de dados constituem má conduta”. Imagens, áudios e vídeos são proibidos e considerados altamente antiéticos caso sejam sujeitos a falsificação ou ajuste de qualquer forma. A identificação de manipulação de qualquer forma de dados qualitativos ou quantitativos durante a revisão, processo de publicação ou após a publicação será rejeitada ou retratada. Os autores devem relatar os resultados de forma imparcial e permanecer imparciais ao discuti-los.
Os autores são incentivados a ler a página de Instruções para Autores da revista antes de enviar seu manuscrito.DIRETRIZES SOBRE BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃOdesenvolvido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Retratações, correções e expressões de preocupação
A revista considerará retratações, correções ou expressões de preocupação de acordo comDIRETRIZES DE RETRAÇÃO DE COPE. A revista segue estas diretrizes para retratar ou corrigir manuscritos quando necessário. O editor da revista emitirá uma correção ou errata se o(s) autor(es) ou a revista, respectivamente, cometerem um erro. Temos sempre prazer em publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário durante o processo de publicação.
Autoria e contribuição
A revista recomenda seguir os quatro princípios de autoria e contribuição descritos abaixo em Publishing Ethics: Academic Research (junho de 2020) da Cambridge University Press:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra.
- A aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho.
- Elabore o trabalho ou revise-o criticamente para determinar seu importante conteúdo intelectual.
- Aprovação final da versão a ser publicada.
- Acordo para ser responsável por todos os aspectos do trabalho e garantir que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.
Isto implica que um indivíduo pode ser considerado um autor se tiver contribuído de forma sustentável para um manuscrito em termos de conceituação do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, coleta de dados, análise, apresentação, revisão, edição ou redação do manuscrito. Os autores devem indicar claramente as contribuições que fizeram durante a pesquisa, revisão ou relato do manuscrito. De acordo com o Relatório COPE (1999), “Se não houver nenhuma tarefa que possa ser razoavelmente atribuída a um indivíduo específico, então a autoria não deve ser atribuída a esse indivíduo (p. 44).”
Um manuscrito submetido simultaneamente a outro periódico será rejeitado. É terminantemente proibido traduzir conteúdo já publicado para o inglês e enviá-lo para a revista. No entanto, os autores podem retratar ou corrigir erros. Eles também devem fornecer uma lista de referências, apoio financeiro e agradecimentos, se aplicável.
A substituição ou adição de um autor à lista deverá contar com o apoio de todos os demais autores já incluídos na lista, desde que comprovada a comprovação de sua contribuição. O autor correspondente deverá coordenar-se entre a redação e todos os demais autores para chegar a uma decisão unânime sobre a inclusão de outro autor ou a alteração da lista de autores. Uma adição ou alteração à lista de autores não será apoiada se não conseguirmos encontrar provas da contribuição do autor em questão.
Os autores são incentivados a ler a página de Instruções aos Autores da revista antes de enviar seu manuscrito. Além disso, é recomendável que sigam as orientações fornecidas em.COMO LIDAR COM DISPUTAS DE AUTORIA: UM GUIA PARA NOVOS PESQUISADORES,desenvolvido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Publicação duplicada e redundante
Considera-se publicação duplicada ou redundante a reprodução de uma pesquisa já realizada, de sua parte principal ou de um trabalho autoplagiado apresentado sem referência cruzada com o trabalho original ou sem apresentação de justificativa para a duplicação por parte do autor ou autores. A revista permite este tipo de publicação conforme recomendado pela Cambridge University Press Publishing Ethics: Academic Research (junho de 2020) nas seguintes linhas:
- Considera-se que editorialmente isso fortalecerá o discurso acadêmico.
- Temos aprovação clara da publicação original.
- Incluímos uma citação da fonte original.
Conflitos de interesse
De acordo com o Relatório COPE (1999), “Conflitos de interesse incluem aqueles que podem não ser completamente evidentes e que podem influenciar o julgamento do autor, revisores e editores. Podem ser pessoais, comerciais, políticos, académicos ou financeiros (p. 44).” Os autores devem divulgar um potencial conflito de interesses, se houver, no manuscrito antes de submetê-lo à revista. Autores e revisores devem divulgar interesses pessoais, benefícios ou relacionamentos que possam afetar de forma antiética a autoria ou avaliação dos manuscritos. Os conflitos de interesses podem ocorrer na forma de ganhos financeiros, como subsídio monetário, bolsa de estudos, financiamento, cargo ou emprego remunerado e benefícios não monetários, como o avanço de relacionamentos pessoais, desenvolvimento profissional, promoções ou melhoria na situação profissional. Tais interesses, quando pertinentes, deverão ser declarados aos editores pelos pesquisadores, autores e revisores.
Direitos autorais e acesso à pesquisa
Os artigos publicados pela JSSSH estão disponíveis publicamente e abertamente, sem a necessidade de efetuar qualquer pagamento à revista. Os artigos podem ser acessados na íntegra sem autorização prévia do autor correspondente ou da revista. Contudo, pesquisadores, acadêmicos e autores devem citar adequadamente o autor ou autores originais dos artigos publicados. A revista permite que o autor ou autores mantenham os direitos autorais e de publicação sem restrições. Para mais detalhes, visite nossa página Política de Acesso Aberto.
Responsabilidades do Editor
Todos os manuscritos submetidos à Assessoria Editorial passam por um minucioso processo de revisão. O editor contrata dois revisores independentes para revisão por pares, dependendo da área específica de pesquisa e da disponibilidade dos revisores. Por recomendação dos revisores, o Editor ou um membro do Conselho Editorial designado pelo Editor da revista toma a decisão final caso conflitos de interesse possam influenciar a decisão. O Editor mantém a qualidade de todos os procedimentos de publicação, em coordenação com pessoas acadêmicas e administrativas. Aprova Editores Associados, Assistentes Editoriais e novos membros do Conselho Editorial. O Editor se comunica com os Editores Associados e Membros do Conselho da revista quando necessário. Para mais detalhes, visite nossa página de Política Editorial da Revista.
Revisão por pares
Todos os manuscritos estão sujeitos a um minucioso processo de revisão por pares. Inicialmente, o Escritório Editorial revisa um manuscrito para avaliar o padrão mínimo aceitável do manuscrito e para avaliar se ele se enquadra no escopo da revista. O Editor ou um dos Editores Associados designa então dois revisores para um manuscrito, dos quais se espera que forneçam relatórios de revisão com base nos critérios estabelecidos no formulário de avaliação. As recomendações e relatórios dos revisores são repassados ao autor correspondente, se necessário, e o autor envia a versão revisada do manuscrito. A segunda rodada de revisão poderá ser realizada pelo revisor ou revisores, mediante sugestão do Editor ou Editor Associado. O manuscrito revisado é revisado pelo Editor, um dos Editores Associados ou Membros do Conselho Editorial, caso o(s) revisor(es) não tenha(m) demonstrado disposição para revisá-lo novamente. Por fim, a decisão de publicação é tomada pelo Editor após o cumprimento de todos os requisitos pelo autor correspondente, revisores e pela Diretoria Editorial.
Os revisores devem focar nos aspectos éticos das publicações. Deve-se notar que os autores citaram as fontes usando o método apropriado de citação e referência. Os revisores devem indicar trabalhos relevantes publicados ainda não citados no manuscrito e o manuscrito revisado deve ser tratado confidencialmente antes da publicação.
A redação tenta tomar as medidas necessárias para evitar qualquer conflito de interesses. No entanto, os revisores são solicitados a examinar o manuscrito para ver se suspeitam de um conflito de interesses que possa causar preconceitos de sua parte. Esperamos que os revisores relatem tais manuscritos para que revisores alternativos possam ser designados para garantir relatórios de revisão imparciais e manter os valores éticos da revista. Os revisores, em qualquer caso, devem compreender que o conteúdo do manuscrito atribuído deve ser mantido em sigilo e não devem revelar sua identidade ao autor correspondente, aos coautores ou a qualquer outro colega ou amigo que possa conhecer os autores do manuscrito.
Os revisores são incentivados a ler a página Processo e Política de Revisão da revista antes de revisar o manuscrito. Eles também são incentivados a ler.DIRETRIZES ÉTICAS PARA REVISORES (INGLÊS)desenvolvido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Arquivo
A revista está incluída no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e planeja backups eletrônicos e preservação do acesso ao seu conteúdo. Também nos inscrevemos no serviço de arquivamento do Public Knowledge Project (PKP) e (OJS).
Direito de recurso
Consideramos recursos sobre decisões editoriais. Autores, revisores e editores têm o direito de recorrer ao Editor da Revista. Os autores poderão recorrer da rejeição de seu manuscrito apresentando uma descrição detalhada da justificativa baseada nas objeções levantadas pelo(s) revisor(es) e/ou pela redação. O Editor poderá solicitar aos revisores, a qualquer membro do conselho editorial e aos editores associados que reconsiderem a situação do manuscrito. Qualquer decisão tomada nesta fase é considerada final e não pode ser contestada. Se você tiver dúvidas e desejar recorrer ou registrar uma reclamação, entre em contato com urgência pelo e-mail:Gestor@sociohumanidades.comqualquerEndereço@ediciencias.com–Ediciencias.info@gmail.com
Gerenciando o mau comportamento
É responsabilidade dos autores, revisores e da redação da revista cooperar entre si para descobrir violação de qualquer uma das diretrizes mencionadas acima, identificar más práticas ou qualquer outra má conduta que seja considerada contrária aos valores éticos da pesquisa, reportagem e publicação de um manuscrito científico. A redação entrará em contato com o autor, organização ou agência financiadora em questão para que sejam tomadas as medidas cabíveis para retificar o conteúdo publicado ou qualquer outra ação que possa ser tomada pela pessoa ou órgão em questão. A má conduta será investigada pelo(s) editor(es) e os princípios para lidar com a má conduta, a determinação de má conduta grave e menos grave e possíveis sanções que podem ser aplicadas para resolver a má conduta e a má conduta serão orientados pelo Relatório COPE.
Para resolver a má conduta, será seguido o seguinte:DIRETRIZES SOBRE BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃOdesenvolvido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). Da mesma forma, as seções relevantes doTROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE EDITORES-CHEFE SOBRE POSSÍVEL MÁ CONDUTAdesenvolvido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) para gerenciar possíveis más condutas.